Conteúdo

Download do Guia do Usuário

Criar e editar conjuntos de backup no Windows

Guia do Usuário Mozy

ID de referência do artigo:

000155620

O software de backup do Mozy permite definir conjuntos de backup personalizados para necessidades específicas. Quando você cria ou edita um conjunto de backup, você pode especificar arquivos ou pastas para incluir ou excluir de acordo com critérios que deseja definir, como tipo de arquivo, data de criação ou tamanho.

Por exemplo, se houver um grande número de imagens no computador, mas você quiser fazer backup apenas das versões finais dessas imagens, pode criar um conjunto personalizado de backup para procurar somente os arquivos de imagem na pasta de imagens finais.

Se você tiver um sistema operacional Windows Server, verifique se o sistema é compatível com o Mozy. Para saber mais, consulte Exceções para o Windows 8 e Windows Server 2012.

Se não for possível alterar esta configuração e você for usuário do Windows, talvez consiga resolver este problema sozinho. Para obter mais informações, consulte Se as configurações estiverem cinza no software de backup do Mozy para o sistema operacional Windows. Se você usa o MozyPro ou MozyEnterprise, talvez não consiga alterar esta configuração se o administrador da sua conta estiver gerenciando os programas para você.

Nota: Antes de criar um conjunto de backup excludente, primeiro selecione Mostrar recursos avançados de conjuntos de backup na guia Avançado em Opções na janela Configurações.
  1. Abra a janela Configurações.
  2. Clique na guia Conjuntos de backup.
  3. Escolha uma destas ações:
    • Para criar um novo conjunto de backup, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar no painel esquerdo abaixo do Conjunto de backup e, em seguida, selecione Adicionar conjunto de backup.
    • Para alterar um conjunto de backup existente, clique no nome do conjunto de backup no painel esquerdo sob o conjunto de Backup e, em seguida, selecione Editar conjunto de Backup.
    Editor de conjuntos de backup aparece. O painel esquerdo mostra a estrutura de unidades de armazenamento de dados e pastas do seu computador. Quando você clicar no nome de uma pasta no painel esquerdo, os arquivos dentro dela são listados no painel à direita Isso é semelhante ao que você pode ver na guia Sistema de arquivos na janela Configurações.
    Figura 1. Editor de conjuntos de backup
    Editor de conjuntos de backup
  4. No campo Nome do conjunto de backups, especifique um nome para o conjunto de backups.
  5. (Opcional) No painel esquerdo, selecione a pasta na qual esse conjunto de backups deve selecionar os arquivos.
  6. (Opcional) Em Regras, crie uma regra para este conjunto de backups usar para selecionar os arquivos.
    1. Selecione se você deseja incluir ou excluir arquivos de acordo com a primeira regra.
      Nota: Arquivos excluídos de backups através da exclusão de uma pasta podem ainda ser selecionáveis na guia Sistema de arquivos, mas não são salvos no backup. Na guia Conjuntos de backup, esses mesmos arquivos são omitidos da lista de arquivos ao selecionar o conjunto de backup, exceto caso a pasta excluída inclua alguns arquivos selecionados para o backup.
    2. Escolha a natureza desta regra e especifique os detalhes da regra.
      Tipo de arquivo Use somente extensões de arquivos válidas. Por exemplo: *.exe, *.doc, *.txt. Use espaços para separar as extensões dos arquivos. Não é necessário usar pontos. Para saber quais extensões de arquivo são apropriadas para os programas que você usa, pesquisa on-line ou a ajuda ou a documentação para esse programa.
      Tamanho Especifique se você deseja selecionar arquivos de menores ou maiores que o tamanho que você indicou em KB (kilobytes). Se você pensar em termos de MB (megabytes) de tamanho, precisará converter esse tamanho em KB. Você pode encontrar calculadoras on-line para ajudá-lo a fazer esta conversão.
      Último modificação Especifique se é necessário selecionar arquivos modificados pela última vez antes, depois ou entre as datas que você selecionou.
      Criada Especifique se você deseja selecionar arquivos criados antes, depois ou entre as datas que você selecionou.
      Nome de arquivo Especifique a regra pela qual os arquivos são selecionados de acordo com o nome. Você pode definir se o nome:
      • é
      • não é
      • começa com
      • não começa com
      • termina com
      • não termina com
      • contém
      • não contém
      qualquer palavra ou caracteres que você especificar.

      Se você especificar um nome que contém um espaço, coloque o nome inteiro entre aspas. Por exemplo: "relatório de despesas".

      Nome da pasta Especifique a regra pela qual as pastas ou pastas e arquivos serão selecionados de acordo com o nome Você pode definir se o nome:
      • é
      • não é
      • começa com
      • não começa com
      • termina com
      • não termina com
      • contém
      • não contém
      qualquer palavra ou caracteres que você especificar.

      Se você especificar um nome que contém um espaço, coloque o nome inteiro entre aspas. Por exemplo: "documentos pessoais".

  7. (Opcional) Para criar uma regra adicional para este conjunto de backups para usar quando você selecionar os arquivos, clique em + e repita o passo 6.
  8. Clique em OK para salvar este conjunto de backups.
  9. Para usar este conjunto de backups, selecione-o no painel esquerdo da guia Conjuntos de backups na janela Configurações.
  10. Clique em OK. As suas alterações serão salvas e a janela Configurações fechará.

Os backups só podem ser feitos se o computador estiver ligado e conectado à Internet, ele não pode estar em estado de hibernação, dormindo, ou em modo de espera.