Conteúdo

Download do Guia do Usuário

Criptografia do Mozy

Guia do Usuário Mozy

ID de referência do artigo:

000155179

De forma simples,a criptografia é uma frase de acesso secreta aplicada ao conteúdo de seus arquivos para garantir que sejam completamente ilegíveis sem os meios para fazer isso com a chave de criptografia. A Mozy criptografa os arquivos no seu computador antes que sejam enviados pela Internet para a nuvem da Mozy. Seus arquivos permanecem criptografados ao serem armazenados na nuvem do Mozy e só podem ser lidos se você tiver tanto a chave de criptografia quanto os meios para ler o arquivo criptografado.

Quando você instala o software do Mozy pode conseguir selecionar o tipo de criptografia que deseja usar para os seus backups. Se você pode escolher e exatamente que tipos específicos de criptografia estão disponíveis depende do tipo de conta que você tem. As contas do MozyHome podem selecionar a chave de criptografia padrão do Mozy ou chave de criptografia pessoal. Se você usa o MozyPro ou MozyEnterprise, seu administrador poderá determinar os tipos de chave de criptografia que você pode escolher, ou se você pode ou não escolher. Essa criptografia é permanentemente associada a todos os arquivos enviados para a nuvem da Mozy por meio desse computador.

É possível alterar o tipo dechave de criptografia depois de instalar o software do Mozy. Fazer isso exige que você desinstale o software do Mozy, exclua o computador de sua conta e depois reinstale o software, escolhendo a chave de criptografia diferente nesse momento. O software do Mozy então envia seus arquivos para garantir que os arquivos armazenados correspondam à chave de criptografia atual.

Opções de criptografia

O tipo de chave de criptografia usado determina se algumas tarefas são completas e simples ou se etapas extras são necessárias. A chave de criptografia padrão do Mozy gera as experiências mais simplificadas. Uma chave de criptografia corporativa ou pessoal exige um conjunto extra de etapas para certas tarefas. Por exemplo: se uma chave de criptografia pessoal for usada, essa chave deverá ser fornecida para acessar arquivos na nuvem do Mozy ao usar o aplicativo móvel do Mozy. Se uma chave corporativa ou pessoal for usada, ao baixar arquivos da nuvem do Mozy usando uma navegador de Internet, também é necessário usar o utilitário de descriptografia do Mozy para fornecer essa chave.

Com algumas poucas exceções todos os recursos do Mozy estão disponíveis, independentemente do tipo de chave de criptografia utilizado.
Nota: Se você usar o MozyPro ou MozyEnterprise, alguns recursos podem ter sido desativados pelo administrador. Por exemplo: algumas organizações optam por não permitir que os usuários acessem seus arquivos on-line.
Chave de criptografia padrão As chaves de criptografia padrão Mozy são chaves de 448 bits criadas usando o algoritmo Blow fish.

Mozy armazena a chave separadamente. Isso nos permite descriptografar automaticamente seus arquivos quando você os baixa ou restaura do backup. Essa é a experiência mais simplificada e completa para os usuários, sem impor restrições para nenhum dos recursos do Mozy.

Chave criptográfica pessoal Uma chave de criptografia pessoal, que usa criptografia AES de 256 bits, é fornecida por você e só você a conhece. Quando você instala o software do Mozy e escolhe a criptografia pessoal, você é solicitado a fornecer sua chave. A chave pode ser qualquer combinação de caracteres, símbolos ou números e ter o comprimento que você desejar. Ao fornecer a chave, você pode digitá-la, colá-la ou importá-la de um arquivo de texto simples.

Para garantir que você possa restaurar os arquivos, você terá que se lembrar da sua chave indefinidamente ou salvá-la e armazená-la separadamente. Se optar por salvá-la, um arquivo de texto será gravado em um local de sua escolha. O arquivo contém somente os caracteres que você digitou quando criou sua chave. Para garantir que você possa sempre usar sua chave, é melhor não salvá-la somente no seu computador, que pode vir a apresentar defeitos, nem em outro local que possa ser facilmente perdida ou danificada, como um pendrive USB.

Ao baixar e restaurar arquivos, é necessário fornecer essa chave para descriptografar esses arquivos. A Mozy não tem acesso à sua chave de criptografia pessoal e não pode descriptografar arquivos para você. Isso significa que se perder sua chave, não podemos lhe ajudar a descriptografar seus arquivos. Mesmo obrigada pela lei, a Mozy não pode descriptografar seus arquivos se você optar por usar uma chave de criptografia pessoal. Ao reinstalar o software do Mozy ou instalá-lo em um computador de substituição, é necessário fornecer essa mesma chave para garantir acesso contínuo aos arquivos que você salvou no backup anteriormente.

Se optar por usar a criptografia pessoal e também usar o aplicativo móvel do Mozy, você deve fornecer sua chave pessoal para visualizar e baixar arquivos do aplicativo móvel do Mozy. Para saber mais, consulte Forneça a chave pessoal de criptografia no aplicativo para dispositivos móveis Mozy.

Se você optar por usar uma chave de criptografia pessoal com Mozy Sync, cada instância do software de sincronização instalada deve usar exatamente a mesma chave.

Se você optar por usar uma chave de criptografia pessoal, esses recursos do Mozy serão afetados.
  • Visualizações de arquivos e miniaturas de imagem não estão disponíveis no Mozy na Internet.
  • Visualizações de arquivo e miniaturas de imagem não estão disponíveis no aplicativo móvel Mozy.
  • Os arquivos não podem ser enviados de um navegador de Internet para seu conjunto de arquivos sincronizados.
  • Os arquivos não podem ser enviados do aplicativo móvel Mozy para seu conjunto de arquivos sincronizados.
  • É necessário usar o utilitário de descriptografia da Mozy para descriptografar manualmente pacotes baixados da Internet e arquivos baixados instantaneamente da Internet.
Chave de criptografia corporativa Uma chave de criptografia corporativa é criada pelo administrador. Dessa forma, a chave de criptografia corporativa resultante é única para sua organização. Não é necessário memorizar essa chave, pois ela é instalada automaticamente ao instalar o software Mozy e é gerenciada pelo administrador. A opção da chave de criptografia corporativa só está disponível para contas do MozyPro e do MozyEnterprie.
Se uma chave de criptografia corporativa for usada, esses recursos do Mozy serão afetados.
  • O aplicativo móvel do Mozy não pode ser usado.
  • Os arquivos não podem ser enviados de um navegador de Internet para seu conjunto de arquivos sincronizados.
  • Visualizações de arquivos e miniaturas de imagem não estão disponíveis no Mozy na Internet.
  • Ao baixar manualmente arquivos instantaneamente da Internet, ou ao baixar pacotes de arquivos, o administrador deve usar o utilitário de descriptografia da Mozy para descriptografar manualmente os arquivos.
  • Quando o Restore Manager é usado para baixar arquivos da Internet, é necessário ter acesso à chave corporativa.

Esquemas de criptografia

Se você tiver uma conta do MozyHome, é possível usar o mesmo tipo de chave de criptografia ou a mesma chave de criptografia pessoal ao instalar cada instância do software de backup. Ou é possível optar por instalar cada instância do software de backup com um tipo diferente de criptografia ou com uma chave de criptografia pessoal diferente. É possível instalar o Mozy Sync com a mesma chave de criptografia do software de backup ou com uma diferente. Nno entanto, todas as suas instâncias do Mozy Sync devem usar a mesma chave de criptografia. Ao realizar essas escolhas durante a instalação, é possível optar por criar a experiência mais simples possível ao baixar ou restaurar arquivos. Ou é possível optar por ser responsável por gerenciar a experiência mais segura, que também pode ser a mais complexa.

Se você tiver uma conta do MozyPro ou do MozyEnterprise, pode não ser possível escolher que tipo de criptografia usar. Ou o administrador pode determinar quais tipos você pode escolher. Se você puder escolher, as mesmas considerações descritas para uma conta do MozyHome também são aplicadas a você. Como sempre, se você usa o Mozy Sync, cada instância instalada deve usar não apenas o mesmo tipo de criptografia, mas a mesma chave.

Tabela 1. Esquema de criptografia mais simples
Dispositivo e software do Mozy Tipo de chave de criptografia
Computador A, software de backup Padrão
Computador A, software do Mozy Sync Padrão
Computador B, software de backup Padrão
Computador B, software do Mozy Sync Padrão
Computador C, software de backup Padrão
Computador D, software Mozy Sync Padrão
Com esse esquema, você nunca precisará memorizar ou fornecer uma chave de criptografia para usar quaisquer recursos do Mozy.
Tabela 2. Esquema de criptografia mais complexo
Dispositivo e software do Mozy Tipo de chave de criptografia
Computador A, software de backup Chave pessoal fornecida = exemplo-ABC123
Computador A, software do Mozy Sync Chave pessoal fornecida = exemplo-123XYZ
Computador B, software de backup Chave pessoal fornecida = exemplo-DEF456
Computador B, software do Mozy Sync Chave pessoal fornecida = exemplo-123XYZ
Computador C, software de backup Chave pessoal fornecida = exemplo-GHI789
Computador D, software Mozy Sync Chave pessoal fornecida = exemplo-123XYZ
Com esse esquema, é sempre possível fornecer chaves conforme for necessário para usar certos recursos do Mozy, especialmente ao restaurar ou baixar arquivos ou ao instalar qualquer software do Mozy ao substituir qualquer computador.